Proposta Pedagógica

Construir significa: dar base e montar cada peça para erguer um sólido edifício.  Edifício neste caso, do saber e da construção da pessoa humana. Sabemos que nesta empreitada é preciso que cada peça seja bem encaixada e solidificada. Cada momento, na construção do saber, é especial, não podemos pular etapas, tampouco paralisar etapas. A construção da aprendizagem é dinâmica, ativa e progressiva.
Na aprendizagem se faz necessário uma boa base, uma continuidade excelente e bem solidificada, onde cada peça contribui para que o edifício do saber seja firme, tranquilo e seguro.
Somos uma escola que cuida especialmente de cada aluno. Estimulando o trabalho em grupo, porque sabemos que a socialização é importante e o grupo é sempre mais rico e dinâmico, porém estamos sempre de “olho” em cada aluno, em suas particularidades  e necessidades.
Para que um trabalho educacional  seja realizado, no dia-dia, com sucesso, é preciso estar preocupado com o individual sem deixar de lado a riqueza do grupo.
Nossa escola adotou uma ação pedagógica baseada em teorias explicativas do processo de construção do conhecimento. A prática pedagógica construtivista / sócio-interacionista trouxe resultados diferentes e melhores que os de uma pedagogia tradicional.
O aluno aprende qualquer conteúdo, quando é capaz de atribuir-lhe significado.
Para que a escola seja um espaço significativo de aprendizagem, mais do que modificar atividades, é preciso mudar a maneira de compreender e construir o processo de ensino-aprendizagem.
Visando a formação de alunos ativos, que interagem no meio em que atuam, optamos pela Pedagogia de Projetos como proposta didática. Os projetos definidos, construídos e avaliados coletivamente dão sentido às atividades de sala de aula, fazendo com que elas deixem de ter um objetivo meramente “escolar” e passem a ser uma necessidade prática, concreta.
Utilizamos a linha de pensamento sócio-interacionista, que visa integrar os conteúdos pedagógicos ao mundo em que vive a criança, onde o “aprender fazendo” é o foco central da proposta.

Educar, construir…

“Educar”

Educar não é apenas ensinar a ler e escrever, ou formar sujeitos competentes pedagogicamente, mas sobretudo formar cidadãos. Propomos um ensino mais amplo e integrado com objetivos ousados. Formar cidadãos implica numa educação integrada aos conhecimentos do mundo o que estimula a consciência crítica e o debate de assuntos importantes.
Nosso objetivo vai além de formar crianças “educadas” e “alfabetizadas”, fruto da educação convencional. Acreditamos que nossos alunos serão cidadãos atualizados em seu tempo e os conhecimentos pedagógicos serão ferramentas sintonizadas com as necessidades do 3º milênio.

“Construir”