Educação Infantil I

A organização do trabalho pedagógico em nossa Escola de competência do educador e das crianças têm ambos, papéis importantes. O educador deve buscar e conhecer o desenvolvimento infantil a fim de organizar atividades, levando cada criança a experimentar situações das mais diversas, proporcionando entre outros objetivos, o de encontramos o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil;

Uma criança que se sente segura e acolhida no ambiente escolar, absorve muito mais conhecimentos nesse novo espaço, ampliando suas relações sociais e afetivas, estabelecendo vínculos com as demais pessoas, a fim de construir uma personalidade positiva dela mesma e respeitar os outros, potencializando e valorizando sua riqueza.

Desenvolver seu senso crítico e uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente e coletiva, com confiança, obedecendo a suas capacidades, responsabilidade e percepção de suas limitações.

Colocar esta criança para interagir com o seu meio ambiente (social, cultural, natural, histórico e geográfico) de maneira independente e coletiva, alerta e curiosa, proporcionando uma maior relação e vivenciando questionamentos sobre o meio ambiente, os conhecimentos prévios de que dispõe suas ideias originais e as novas informações que conquista neste espaço.

Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.